sexta-feira, 22 de maio de 2015

Fique por dentro


Ao tratar um DNA com uma enzima de restrição, tal enzima "corta" o DNA em determinadas sequências,obtêm - se uma coleção de fragmentos com tamanhos diferentes, que podem ser separados uns dos outros.
Para isso, eles são colocados em uma espécie de gelatina (gel de agarose), e submetidos a um campo elétrico. Os fragmentos maiores em relação ao seu peso molecular,migram mais lentamente e os menores mais depressa. Forma- se ,assim, um conjunto de bandas, semelhante ao código de barras das embalagens de vários produtos. Esse processo é chamado de separação em gel por eletroforese.
Como cada indivíduo possui uma coleção característica, é possível determinar uma espécie de "impressão digital" ou um "código de barras" típico de cada pessoa.
Por isso esse exame é denominado impressão digital genética ou impressão digital do DNA.




Como é feito o teste de paternidade?


O exame identifica e compara várias regiões do DNA do(a) filho(a), da mãe e do suposto pai, já que metade dos padrões de DNA de uma pessoa é herdada da mãe e a outra metade, do pai. Durante o teste, os padrões do(a) filho(a) são, primeiramente, comparados com os da mãe. Os que não correspondem aos padrões maternos são, portanto, obrigatoriamente provenientes do lado paterno. Se o homem testado não possuir esses padrões em seu DNA, ele certamente não é o pai biológico.

Quando bem realizado, esse exame indica a paternidade com uma probabilidade de até 99,9999%.
Ele pode ser feito mesmo depois da morte do acusado pela exumação do cadáver ou pela análise do DNA de parentes (filhos,irmãos ou pais do falecido).
O exma de DNA permite também determinar o grau de parentesco entre populações de uma mesma espécie e entre espécies diferentes, pois, quanto mais parecidos forem dois indivíduos, maior será a semelhança entre os padrões de bandas.









Referências:
LINHARES, S. & GEWANDSZNAJDER, F. Biologia. São Paulo : Àtica. 1ª ed. 2011.
Postagem do Blog: Centro de diagnóstico Schmillevicth Class  
Acesso em: 22/05/2015

Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário