domingo, 10 de maio de 2015

Tradução: Desvendando o alfabeto molecular

Tradução (clique aqui para visualizar o processo) é  o nome dado ao processo de síntese proteica. Para que esta ocorra é preciso uma fita de mRNA (RNA mensageiro), aquela produzido no processo de transcrição (clique aqui para saber mais sobre esse processo), uma molécula de tRNA (RNA transportador), o ribossomo e os aminoácidos (clique para conhecer).

No citoplasma fatores de iniciação ajudarão na montagem do ribossomo ponto de início (AUG) e a decodificação   da sequência de bases contida na molécula de mRNA será iniciada. 

O RNA transportador (tRNA) é o responsável por esta decodificação. O tRNA reconhecerá uma sequência especifica de bases,  um sítio de ligação de aminoácidos, e então um anticódon, sequência de bases específicas, se liga ao códon no mRNA e a molécula de proteína começará a ser sintetizada.  A síntese terminará quando fatores de liberação reconhecerem o códon de fim. 




Em células eucarióticas a transcrição ocorrerá no núcleo e a tradução no citoplasma, já em células procarióticas ambos processos ocorrerão no citoplasma e a tradução da proteína inicia-se antes que a transcrição termine. 






Para visualizar a diferença entre a tradução de Eucarioto e Procarioto clique aqui!!!

Se ainda tem dúvida clique aqui para conferir mais uma animação muito legal para complementar seu conhecimento!!!


Referências:


GRIFFITHS, A. J. F. Introdução à genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 9ªed. 2010.

MALACINSKI, G. M. Fundamentos de Biologia Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 4ªed. 2005.

Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário